Call Us:+12 99114 0646
Instaappointment Image

O Brasil inteiro está internet? Confira o que revelam os dados divulgados pelo IBGE.

Home  /  Marketing  /  O Brasil inteiro está internet? Confira o que revelam os dados divulgados pelo IBGE.

O Brasil inteiro está internet? Confira o que revelam os dados divulgados pelo IBGE.

A maioria da população brasileira está conectada à internet mas ainda é importante analisar direitinho o perfil do público potencial e elaborar uma boa estrategia, na hora de escolher os mecanismos para realizar a comunicação da sua empresa. Converse conosco para obter um planejamento adequado!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nessa quarta-
feira, os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, TIC 2016. A pesquisa reproduz os hábitos do brasileiro com relação ao uso de tecnologia.

Muitas das informações coletadas pela pesquisa, já estavam em nossos radares a muito tempo e agora estão comprovadas pelos dados estatísticos:

 

PARA QUE O BRASILEIRO ESTÁ USANDO A INTERNET?

Os canais mais acessíveis para compartilhar experiências com os consumidores, na internet, são os aplicativos de trocas de mensagens voz, texto e imagens. Na sequência estão os aplicativos de vídeo, conversas de voz/vídeo e os e-mails ainda continuam mantendo sua importância.

94,2% dos 116,1 milhões de brasileiros que acessaram a internet em 2016 realizaram trocas mensagens de texto, voz ou imagens;

76,4% desse contingente, assistiram a vídeos, programas, séries e filmes;

73,3% Realizaram conversas por chamada de voz ou vídeo;

69,3% enviar ou receber e-mail.

 

As atualizações compartilhadas pelo IBGE ainda confirmaram que os meios mais usados são os celulares (smartphones), cerca de 94,6% dos brasileiros utilizam esse meio. Além desse meio, também destacam-se microcomputadores 63,7%), tablets (16,4%) e televisãos (11,3%). No Norte e no Nordeste, o uso do  microcomputador é mais baixo.

 

ONDE HÁ MAIS PESSOAS CONECTADAS?

Das 179,4 milhões de pessoas com 10 anos ou mais, 64,7% utilizaram a internet pelo menos uma vez nos 90 dias que antecederam à data das pesquisas em domicílios.

Os maiores índices de conexão estavam no Sudeste (72,3%), Centro-Oeste (71,8%) e Sul (67,9%).

As análises do IBGE contabilizaram 69,3 milhões de domicílios no Brasil no período. Em 69,3% (48,1 milhões) de domicílios havia acesso à internet.

 

COMO OS BRASILEIROS ESTÃO CONECTANDO?

A banda larga móvel é predominante, com 77,3%. Em seguida, a banda larga fixa (71,4% ) e 49,1% usavam os dois tipos de serviços.

45,3% dos domicílios possuíam microcomputador, sendo que Sudeste 54,2%) e Sul (53,5%), Centro-Oeste (47,4%), lideravam esses índices.

15,1% dos domicílios possuíam tablets, com o maior percentual no Sudeste (18,2%).

 

O CELULAR É A PLATAFORMA PREFERIDA!

Mais 90%, em todas as grandes regiões, utilizam a telefone móvel para acessar a internet (94,6% dos internautas no total).

Desse total, 77,1% tinham celular para uso pessoal.

Mesmo assim, 63,4 milhões de pessoas com 10 anos ou mais não utilizaram a internet.

37,8% não sabiam usar;
37,6% alegaram desinteresse;
14,3% consideravam o serviço caro.

 

Fontes: IBGE, telesintese, pleno.news


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *